«

»

ago 06

Erro de nome duplicado, após migrar servidor Windows Server

 

Olá amigos,

 

O assunto que irei tratar aqui, talvez seja de conhecimento de muitos, mas acredito que vale a pena comentar e replicar a informação.

Cenário vivido hoje por mim.

Cliente possuía servidor com Windows Server 2003 R2, estava configurado como controlador de domínio, DHCP Server e Servidor de arquivos.

O cliente comprou um novo servidor Dell com Windows Server 2008 R2, desejava passar tudo do velho para ele, pois bem, resumindo, fiz tudo como manda o script: Configurar Wndows Server 2008 R2 como DC adicional, mover a FSMO do 2003 para ele, configurar DHCP, copiar todas as pastas de dados e recompartilhar seguindo o esqueminha deste vídeo http://bit.ly/Nwkya4. 

Para a transferencia dos arquivos, usei o Cobian Backup, ele também mantém os atributos de NTFS.

Removi o antigo servidor da rede, antes  executei DCpromo para despromover, alterei o seu nome e IP, então coloquei o seu IP anterior no servidor novo.

Os usuários ja tinham todas as pastas mapeadas em seus desktops, só que pelo nome do servidor e não por IP, então não queria ter que refazer o mapeamento em cada desktop, afinal o nome do servidor mudou, então criei um alias CNAME com o nome do servidor antigo no DNS Server, apontando  para o nome real do novo servidor.

Ex: Alias CNAME Server_Old = Server_New

Beleza, só que um problema surgiu, até então eu não tinha visto ainda, mesmo sendo um problema antigo e já documentado na internet, quando as estações tentavam acessar os compartilhamentos pelo nome do servidor antigo, no qual criei um Alias CNAME no DNS, aparecia a mensagem “Existe um nome duplicado na rede, vá em Painel de Controle, Sistema e altere o nome do computador”

Limpa cache DNS aqui, pinga ali, o nome responde, mas para acessar as pastas, aparece esta mensagem.

A solução está em criar uma chave DWORD no registro do servidor novo, Windows Server 2008 R2, chave chamada “DisableStrictNameChecking” com valor = 1

Reinicia o servidor e pronto, todos os usuários passam a acessar suas pastas, sem maiores complicações e sem maior esforço no caso.

Segue o link tutorial da Microsoft:

http://support.microsoft.com/kb/281308/pt-br#top

Espero que este caso seja útil para vocês, apesar de ser simples, acho que vale a pena replicar, pois as vezes coisas simples permitem que a gente ganhe muito tempo em um trabalho de Consultoria.

Profissional dedicado a Tecnologia da Informação, estudioso, autodidata.
Consultor, Professor e Palestrante.

Facebook Twitter LinkedIn Google+ Skype 

Profissional dedicado a Tecnologia da Informação, estudioso, autodidata. Consultor, Professor e Palestrante.

2 comentários

  1. Ricardo Ramos

    Acabou de me salvar amigo!!!!! Valeu!!!!

    1. Ivanildo Galvão

      Show de bola, fico feliz com isso. Um abraço !

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Pinterest
Email