«

»

abr 20

Instalando Vmware vCenter Server 5.0

 

Olá amigos,

O vídeo técnico deste post, mostra passo-a-passo como instalar o vCenter Server 5.0  e adicionar hosts ESXi no seu console de gerenciamento.

O Vmware vCenter Server deve ser instalado em um sistema operacional Windows de 64 bits, ter espaço o suficiente em disco, além de memória, neste link tem todas as informações dos requisitos de hardware e de sistema - http://bit.ly/p4xdB6

Espero que este vídeo seja de bom proveito para todos, publicarei outros vídeos técnicos em breve, mostrando principalmente a configuração de recursos mais avançados do Vmware.


 

Ivanildo Galvão
Consultor de Tecnologia
MCP, MCT, MCSA, VSP, VTSP, ITIL V3

 

 

 

Profissional dedicado a Tecnologia da Informação, estudioso, autodidata.
Consultor, Professor e Palestrante.

Facebook Twitter LinkedIn Google+ Skype 

Profissional dedicado a Tecnologia da Informação, estudioso, autodidata. Consultor, Professor e Palestrante.

17 comentários

Pular para o formulário de comentário

  1. Alex

    Muito bom o vídeo tutorial… É bom conhecer algo novo na língua nativa.
    Obrigado!

  2. Glauber

    Boa noite amigo,
    Tenho um dúvida e quem sabe vc possa me tirar, quando eu instalo o Vcenter em uma máquina virtual, como deve ficar a opção de inicialização do vcenter, automática?manual? ou ele se gerencia automaticamente?

    1. Ivanildo Galvão

      Olá, deixe como automatica, é o ideal.

      Sucesso !

  3. alexandre

    Caso a maquina do vcenter seja desligada ou pare de funcionar irei ter algum problema com o ambiente?

    1. Ivanildo Galvão

      Olá, não, os hosts continuam funcionando, inclusive obedecendo as configurações feitas, como HA e DRS por exemplo, mesmo que o vCenter fique offline.

      Sds !

  4. Gutemberg Lima

    Excelente meu caro!

    Ótimo tutorial!

    Um abraço!

    1. Ivanildo Galvão

      Obrigado, valeu pela força !

  5. Vanderlei

    Boa noite.
    Ivanildo atualmente aqui na empresa tenho um servidor Vcenter versão 5.1. Instalei um servidor novo com a mesma versão do vCenter, preciso migrar o vCenter para esse novo servidor. Estou usando o Microsoft Sql Express. Não encontrei material consistente na internet que explique essa migração.
    Estou com duvida por exemplo se eu remover os Hosts do antigo vCenter e adiciona-las no novo perde configurações de vSwitchs, Storages e demais configurações existentes no vCenter em produção.? Voce tem algum material que explique como fazer essa migração?

    1. Ivanildo Galvão

      Olá, não tenho nada explicando sobre isto exatamente. Mas pode fazer a migração tranquilamente, as informações de redes virtuais e storages não são perdidas, pois estas configurações pertencem aos hosts. Se assim não fosse, o simples fato de mover um host de um vCenter para outro, pararia as vms (visto que ele perderia a comunicação FC ou iSCSI com o Storage).
      O que você precisará refazer: Cluster, DRS, Distributed Switch, (basta exportar do vCenter anterior e importar no novo), DPM, etc, pois são configs que ficam diretamente no vCenter.

      Se mesmo assim não se sentir seguro, posso prestar serviço de consultoria nesta migração, remotamente dar pra fazer.

      Sucesso !

  6. Atilas Paiva

    Olá Ivanildo,
    Primeiramente gostaria de parabeniza-lo pela iniciativa em compartilhar o conhecimento e pela ótima qualidade de sua didática.
    Com relação a instalação o vCenter, estou com duvida em onde efetuar a instalação, no na maquina fisica onde será levantado as VM’s ou em um micro a parte como a do Administrador dos servers?

    1. Ivanildo Galvão

      Olá, você pode tanto virtualiza-lo no mesmo host ESXi onde estarão as outras maquinas virtuais, ou colocar em uma máquina física dedicada, em ambos os casos a Vmware homologa o funcionamento e funciona muito bem. Atualmente trabalho com os dois tipos em clientes diferentes.

      Sucesso !

  7. Atilas Paiva

    Outra duvida seria sobre o limite de disco do storage, onde temos o seguinte cenário:
    Um servidor Dell PowerEdge R730 com 8 discos de 300GB configurados em RAID 5. No entanto após instalarmos o ESXi 6 o storage esta com 1,90 TB onde deveria estar com 2,1 TB.
    A duvida é a seguinte, essa redução de espaço em disco é devido ser uma versão de avaliação ou existe alguma configuração que pode ser feita?
    Adquirimos as licenças mas como estamos iniciando a implantação de virtualização de servidores na empresa, vamos levantar os servidores e realizar testes.
    Outra duvida seria se inserirmos a chave de ativação e precisarmos zerar o servidor para remanejar a RAID poderiamos usar a mesma chave?

    1. Ivanildo Galvão

      Olá, está com cara de ser a perda natural do RAID, dois discos de 1TB em RAID por exemplo, nunca terão um 1TB certinho, há sempre uma pequena perda.

  8. Roni

    Boa Tarde. Primeiramente parabéns pelo Blog. Estou com um grande problema e gostaria muito que você tirasse uma dúvida. O meu Vcenter 5.1 apresentou problemas e não consigo mais gerenciar as vms. Consigo acessa-las normalmente através do host. Neste caso, haverá algum problema em subir uma nova instalação ou você aconselha tentar repara a instalação do vcenter atual? Caso eu suba uma nova máquina windows e efetue a instalação do vcenter a migração é tranquila?
    Obrigado.

    1. Ivanildo Galvão

      Bom dia, já respondi por e-mail.
      Pode subir o novo vCenter 6.0 e jogar os hosts pra dentro dela, funcionará tranquilo e sem impactar o ambiente, depois basta refazer algumas configurações, como o cluster, distributed switch (caso tenha), etc.

      Sucesso !

  9. Alexandre

    Ivanildo, bom dia.

    Acho que você pode me ajudar com essa dúvida, tenho hoje 23 VMware servers esxi hosts, gostaria de contratar a licença do vcenter, mas não acho onde comprar muito menos consigo entender se vou conseguir adicionar esses 23 hosts nesse vcenter, minha dúvida seria, ao contratar uma licença do vCenter os hosts esxi são ilimitados e precisam estar na mesma versão? tenho na versão 5.5 e alguns na 5.0 seria que eu iria conseguir integrar todos? você sabe me dizer qual seria a melhor opção para que eu possa automatizar isso juntamente com o onapp ?

    Obrigado!

    1. Ivanildo Galvão

      Bom dia,

      Respondi por e-mail, espero que tenha conseguido resolver a questão.

      Até mais !

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Pinterest
Email