«

»

abr 14

Gerenciando Snapshots no Vmware ESX e ESXi

Nos sistemas de virtualização o conceito de snapshot é “Guardar uma cópia, foto, do estado atual da máquina virtual antes de fazer a instalação de alguma aplicação que pode ocasionar problemas no sistema operacional da máquina virtual”.

É um processo fácil, porém que requer cuidados importantes, a criação desordenada de snapshots pode ocasionar problemas, como a ocupação de forma rápida do espaço no disco do servidor físico, até não ter mais área livre, ocasionando assim o travamento das máquinas virtuais, pois o ESX/ESXi coloca as máquinas em estado de pausa, até que o disco volte a ter espaço livre o suficiente.

Cada snapshot criado gera um arquivo VMDK que faz referência ao VMDK principal da máquina virtual (VMDK = Disco Rígido Virtual), quando uma máquina virtual com vários snapshots é ligada, o arquivo de configuração que possui a extensão vmx indica qual é o ultimo VMDK criado e que deve ser usado como referencia na inicialização, abaixo um exemplo da configuração de um arquivo vmx.



Repare que a linha no retângulo amarelo, indica ao arquivo vmx que a máquina virtual de nome Windows Server 2008 deve ser iniciada usando o arquivo 000003.vmdk, o arquivo vmx é o arquivo de configuração que toda máquina virtual tem, nele temos toda a configuração da máquina virtual, como placa de rede, quantidade de RAM, processadores, entre outras configurações de hardware.

Para você visualizar o conteúdo do arquivo vmx, basta localizar e edita-lo, ele fica localizado em /vmfs/volumes/datastore/pasta_da_vm, no ESX use o editor “nano” e no ESXi o “vi”.

Liberando espaço em disco físico, como apagar os Snapshots ?

Use o vSphere Client, acesse o servidor ESX/ESXi, localize a máquina virtual, clique com o botão direito do mouse e selecione “Snapshot Manager”, os snapshots devem ser excluídos a partir do primeiro, em sequencia.

Por exemplo:

Uma máquina virtual que possui 05 snapshots, o arquivo vmx indica que a máquina virtual deve ser inicializada usando como base o VMDK nome_da_vm-000005. vmdk, então posso excluir os snapshots, 01, 02, 03, 04 e só por ultimo excluir o 05,depois disso o vmx passará a ter o VMDK principal (disco criado no momento em que a máquina virtual foi criada) como ponto de inicialização. A deleção equivocada de um snapshot aleatoriamente, por exemplo, neste caso excluir o 000004.vmdk, pode acarretar em problema de inicialização, por causa do parent ID que será perdido, ou seja o ultimo VMDK que neste caso é o 000005.vmdk, irá procurar o parent ID do VMDK anterior e não encontrará, gerando assim erro de inicialização, a máquina virtual não sobe.

Portanto, sempre que for fazer snapshot de máquina virtual, tenha a certeza se realmente é necessário, pois por exemplo a instalação do pacote Office, drivers de impressora e outros softwares básicos em uma máquina virtual, não devem ser motivo para a criação de snapshot, faça snapshot somente quando for instalar algo que não foi homologado ou se tem duvidas se ele irá funcionar corretamente, pois depois da instalação se a máquina virtual apresentar problemas basta reverter o snapshot. A criação de snapshots de forma desordenada pode além de tomar todo o espaço do disco físico do servidor ESX/ESXi, pode também ocorrer corrompimento de arquivos VMDK e se isso acontecer, você precisará recuperar estes arquivos para que uma ou mais máquinas virtuais voltem a funcionar.

Então, a criação de snapshot é uma excelente solução para proteger as máquinas virtuais de falhas causadas por instalações mal sucedidas, mas tem que saber gerenciar de forma correta.

 

20 comentários

Pular para o formulário de comentário

  1. Jaime Kboing

    Esse eh realmente um texto inspirador. De nenhuma maneira sabia que as opiniões poderiam ser tao variadas. obrigado por todo o entusiasmo em fornecer informacões uteis, tais como essa… :)))))

  2. Ana Maria Braga

    Alguns detalhes realmente interessantes que VC tem tem escrito, tem me ajudado muito, eh exatamente o que estava procurando: D.

  3. CVC Viagens

    Desculpa minha burrice, mas eu nao consigo encontrar seus sites feeds RSS. Se importa em me dirigir a ela? Gracas. Estou tentando melhor meu portugues, ele ainda esta muito ruim

  4. f3rr3ll

    Nossa, agora sim eu entendi como trabalhar de forma correta os snapshot, só uma dúvida, após excluir os snapshots 1,2,3 e 4, eu devo ligar a maquina para que ele possa atualizar seu parent ID ? ou não precisa posso deletar todos os snapshots até o snapshot 5 ?

    1. Ivanildo Galvão

      Não precisa, basta excluir seguindo a sequencia, o Vmware irá consolidar todos os dados existentes nos VMDKS, criando apenas um.

  5. Hugo

    Amigo, muito bom o tutorial! Cometi um erro em deletar o primeiro snapshot, ao invés de começar pelo último. Como faço para recuperar isso? Vou perder minha VM ? Pior quer não tenho o backup dela! Bateu o desespero!

    1. Ivanildo Galvão

      Olá Hugo, perdão pela demora na resposta.

      Bem, você não perderá a sua máquina virtual por causa disso, o snapshot é uma cópia do estado da máquina e não a máquina em sí, snapshot também não é backup. Faça um novo snapshot e em seguida delete todos para que o Vmware faça um merge dos dados e mantenha apenas um disco delta.

      Pra fazer backup desta VM antes por questões de segurança, use o Veeam Free, pode procurar na net e baixar.

      Sucesso !

  6. Nit

    Olá! Excluí uma vm no xen, não tenho backup. Preciso recuperar urgente essa vm. Como faço? Grata!

    1. Ivanildo Galvão

      Olá, lhe respondi pelo blog no Facebook, espero que tenha conseguido resolver o problema.

  7. Diego Secco

    Olá!!

    Restaurei um Snapshot, para uma versão anterior, e sumiram arquivos do meu VHD. Como que faço para reverter essa operação?

    1. Ivanildo Galvão

      Perdão pela demora.

      Não tem como, você precisa ter o backup da VM para restaura-la, ou pelo menos o backup dos arquivos.
      A reversão de snapshot é irreversível.

  8. Jheckson Balbinot

    Bom dia, eu comprei um manual de serviço pela internet e o pessoal me mandaram um link para eu baixar, ai baixei extrai e esta dividido em 76 arquivos vmdk com o nome Windows XP SP3-s076 e nao sei como fazer para instalar esse programa e deixar rodando na minha maquina, obrigado pela atenção.

    1. Ivanildo Galvão

      Olá, instale o Vmware Workstation no seu computador, para então criar as máquinas virtuais e usar estes discos VMDK.

      Sds !

  9. Wanderson Carlos

    Olá, o que eu nunca consegui entender é como um “snapshot”(seja em maquina virtual ou não) consegue fazer uma cópia exata de um disco, de maneira tão rápida e consumindo tão pouco espaço? Por favor, me explique! Agradeço! :D

    1. Ivanildo Galvão

      Olá Wanderson,

      Dá uma olhada neste material complementar, deve te ajudar.

      http://vmwarebrasil.blogspot.com.br/2011/10/desvendando-o-snapshot-da-vmware.html

      Sucesso !

      1. Wanderson Carlos

        Vw, Ivanildo! Eu já tinha lido esse site! Ainda tá meio obscuro pra mim entender como é possível “tirar uma fotografia” do sistema, com todas as informações e arquivos e com um espaço absurdamente menor! rsrs De qualquer forma, obrigado! :D

  10. Anderson

    Olá! Por favor, gostaria de sua ajuda. Eu tinha seis snapshots no ESXi 5.1 e exclui um intermediario, cada um tem 30GB e soh tenho 40GB livre, vi no seu artigo que nao se pode excluir aleatoriamente, eu não desliguei a maquina ainda, o que eu devo fazer agora?

    1. Ivanildo Galvão

      Olá,

      Complicado ! Mas usa a ferramenta vmkfstools para consolidar os discos que ficaram, mas você terá que editar o Parent ID deles.

      Sucesso !

  11. Luis Carlos

    Olá, parabéns pelo artigo, certamente está ajudando muitas pessoas a se livrar de alguns problemas, eis o meu:
    Tenho o vsphere 5 com uma maquina linux debian, rodando exclusimamente um sistema de protocolos de documentos. Há um tempo atrás fiz uma atualização do sistema da versão 7 para a 8, antes de atualizar para a v8 fiz um snapshot para poder restaurar caso houvesse problemas na atualização, não houve problemas. Agora estou com espaço reduzido de backup, e os backups são diários – caracteristica do sistema – e estou conseguindo fazer apenas um backup por dia, tendo, assim, que excluir todo dia um deles, senão os sistema trava quando o disco fica com 100% ocupado.
    1- Então estou pensando em exluir o unico snapshot que tenho. ok! pergunto se isso fará com que eu volte ao estado anterior na versão 7? e perca documentos?
    2- Ou estou pensando tambem em dimensionar o hd – aumentar 100gb na maquina virtual – e usar o gparted no linux para que o linux enchergue mais 100gb de espaço.

    Como posso proceder? o que seria melhor para não perder dados?

    Desde já obrigado pelo artigo e pela atenção.

    1. Ivanildo Galvão

      Olá, se você deletar o snapshot, não perderá os dados da VM, snapshot pode ser deletado livremente e até deve, caso ele não seja mais útil, o acumulo de snapshots pode causar comprometimento do espaço do disco, visto que cada snap cria um novo VMDK Delta.
      Sugiro que antes de fazer qualquer manutenção na VM, faça um backup da mesma, use o Veeam Backup & Replication, baixe a versão trial 30 dias, que vai lhe atender, será uma segurança pra vc, terá como restaurar toda a VM em caso de necessidade.

      Sucesso !

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Pinterest
Email