Pass-Throug Disk no Windows Server 2012 com Hyper-V

No vídeo técnico de hoje vamos tratar Pass-Throug Disk no Windows Server 2012 com Hyper-V. Esta configuração permite que uma máquina virtual acesse o diretamente o disco rígido do host, uma LUN iSCSI ou Fibre Channel que esteja anexada ao servidor físico, com isso de cara enxergamos dois benefícios “Melhor performance de I/O e Segurança dos Dados para algumas ocasiões, como por exemplo na perda da máquina virtual”

Espero que este vídeo técnico seja útil no dia-a-dia de vocês profissionais de TI.

Até o próximo e um abraço !

 

Professor e Consultor em Infraestrutura e Segurança da Informação.

Facebook Twitter LinkedIn Google+ Skype 

Professor e Consultor em Infraestrutura e Segurança da Informação.

6 comentários

Pular para o formulário de comentário

    • Rafael Carvalho em 7 de janeiro de 2014 às 10:09
    • Responder

    Olá Ivanildo, primeiramente parabéns pelos vídeos…

    Me tira uma dúvida e nos casos onde o ambiente tem um cluster failover com 3 hosts usando iSCSI funcionaria da mesma forma inclusive com o recurso do live migration?

    Grato!!

    1. Obrigado por acompanhar o blog,
      O Live migration neste caso não funcionaria, pois neste cenário a unidade LUN iSCSI é atribuída direto a VM e com isso os hosts não tem acesso direto ao volume.

    • Cristiano Santos em 26 de julho de 2014 às 15:49
    • Responder

    Olá,
    Esse metodo seria a melhor formar de criar um File Server num ambiente de cluster com dois nós?

    1. Olá, na verdade isso é para dar mais performance de disco as máquinas virtuais que precisam acessar o disco físico diretamente, como por exemplo VMS de Banco de Dados.
      Pode ser também uma forma de acessar dados da VM Fileserver, caso ela venha a dar problemas, mas para cluster não necessariamente.

      Sucesso !

    • Geraldo em 15 de junho de 2015 às 21:56
    • Responder

    Olá Ivanildo,

    Estou pesquisando sobre Maquinas Virtuais e fiquei com uma curiosidade. Eu conheço nada aprofundado do assunto, apenas criar e utilizar a Maquina até agora.

    Eu crio uma Maquina Virtual, onde o guardo a VM em um Storage, não no Servidor. A ideia é recuperar a VM de uma maneira rápida, caso a maquina física de algum problema.

    Minha dúvida é a seguinte: Se a maquina física der algum problema e desligar, seja uma fonte queimada ou uma queda de energia, eu consigo levantar a Maquina Virtual do Storage em outro Servidor sem problema? O Arquivo da VM pode corromper?

    1. Consegue sim, basta fazer com que o outro servidor enxergue a área do storage, depois adiciona as vms ao inventário do servidor, então pode liga-las.

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.