«

»

dez 01

Gerando alta disponibilidade de conexão de rede no Windows Server 2012

W2K12

Neste artigo iremos via Power Shell ciar um time de adaptadores de rede no Windows Server 2012, esta solução permite que ambos adaptadores façam parte de um mesmo Switch Virtual, garantindo por exemplo que as máquinas virtuais continuarão conectadas à rede, mesmo que um dos adaptadores venha a falhar. Também pode ser usado para o servidor físico no caso do mesmo ter a função de File Server, Active Directory ou qualquer outro serviço, neste artigo iremos focar em máquinas virtuais no Hyper-V.

 

Solução

Apenas deixando claro que esta solução chamada de NetSwitchTeam, não tem ligação com a configuração de NIC Teaming que é outro recurso do Windows Server 2012, o NIC Teaming permite que dois ou mais adaptadores de rede (até 32 adaptadores) gerem alta disponibilidade para todo o sistema, permitindo também a soma da banda dos adaptadores, como 10Gbs + 1Gb + 1Gbs = 12Gbs.

Toda a configuração será via PowerShell.

Antes, observamos no Server Manager que temos 3 adaptadores de rede, Eth0, Eth1 e Eth2, também um único Switch Virtual do Hyper-V que usa a Eth0 como meio de conexão.

Então console do PowerShell uso o comando New-NetSwitchTeam para cria um time de adaptadores onde o chamo de “Team1″ com os adaptadores físicos Eth1 e Eth2.

Comando PowerShell: New-NetSwitchTeam – Name “Team1″ –TeamMembers “Ethernet1′, “Ethernet2″

Um novo adaptador é criado com o nome de Team1.

 

Agora vamos criar um novo Switch Virtual para conectar as nossas máquinas virtuais.

Comando PowerShell: New-VMSwitch “vSwitchLan” –NetAdapterName “Team1″

Criando um novo Switch Virtual chamado vSwitchLan usando o adaptador Team1.

Digite o comando Get-NetSwitchTeam e veja quais adaptadores físicos fazem parte do adaptador Team1

Agora, vamos configurar nossa máquina virtual para usar este novo Switch Virtual. Vá no Hyper-V Manager, clique com o botão direito na máquina virtual e em seguida na opção Settings, Network Adapter e selecione o Switch Virtual.

 

Agora vamos fazer o teste, vemos que a máquina virtual pinga normalmente o roteador na rede LAN.

Desabilitando uma das placas de rede do time.

 

A máquina virtual continua pingando o roteador normalmente, pois o segundo membro do adaptador Team1, a interface Eth2 continua online.

Para remover o Switch Virtual e em seguida o time, voltando Eth1 e Eth2 a serem interfaces independentes, basta digitar os seguintes comandos.

Remove-VMSwitch “vSwitchLan” – Removendo Switch Virtual.

Remove-NetSwitchTeam –Name “Team1″ – Removendo o Time de Adaptadores de rede.

 

Conclusão

Vimos como criar um time de adaptadores de rede com o propósito de gerar alta disponibilidade de conectividade de rede para as máquinas virtuais no Hyper-V, os adaptadores de rede do time trabalham juntos como se fossem um único adaptador.

Lembrando que você pode ter um servidor com Windows Server 2012 sem Hyper-V e fazer a configuração do time de adaptadores de rede para gerar alta disponibilidade de conectividade de rede para outros serviços do servidor, lembrando que você precisará neste caso ir nas propriedades de TCP/IP da interface Team criada e adicionar número IP, Gateway, DNS, etc.

Até mais amigos !

Profissional dedicado a Tecnologia da Informação, estudioso, autodidata.
Consultor, Professor e Palestrante.

Facebook Twitter LinkedIn Google+ Skype 

Profissional dedicado a Tecnologia da Informação, estudioso, autodidata. Consultor, Professor e Palestrante.

2 comentários

  1. Luciano

    Olá Ivanildo,
    Estou estudando para a prova 70-410, e seu post foi altamente exclarecedor, pois tinha dúvida entre NIC Teaming e Virtual Switch Teaming.
    Agora sei onde aplicar cada conceito!

    Obrigado! Ganhou mais 1 seguidor.

    1. Ivanildo Galvão

      Fico muito feliz, valeu :)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Pinterest
Email