«

»

dez 26

Cluster Failover de DHCP no Windows Server 8

Este artigo mostra como configurar um Cluster de Escopo DHCP de forma bem prática no Windows Server 8, novo sistema operacional para servidores a ser lançado pela Microsoft em breve.

 

Solução

Como sabemos o Windows Server 8 está em fase de desenvolvimento e já teve sua cara mostrada em alguns sites da internet, especula-se que em Fevereiro próximo o Windows Server 8 apareça de forma um pouco mais madura, em fase beta de desenvolvimento, muitas novidades estão por vir nesta nova versão de sistema operacional para servidores da Microsoft, entre elas a criação de um “Cluster de Escopo DHCP” sem a necessidade da configuração do serviço “Cluster and Failover” o qual já conhecemos no Windows Server 2008 R2,

Vamos para a configuração então.

Primeiro devemos garantir que o serviço DHCP está instalado em ambos os servidores Windows Server 8, isso pode ser visto no “Server Manager” que aliás se tornou um console muito mais intuitivo, totalmente multiservidor.

Repare na tela do Server Manager logo abaixo que possuo dois servidores dentro do grupo DHCP Server, um chamado “Server8″ e outro chamado “8Server”, o fato de ambos estarem dentro do mesmo grupo indica que eles possuem o serviço DHCP instalado, esta nova tela do Server Manager facilita bastante a vida do Administrador de Redes, pois o mesmo poderá usar um único console para gerenciar todos os servidores da rede,  ele verá cada grupo de serviços que estão sendo executados em sua Infraestrutura de Rede e quem são os servidores dentro destes grupos, no nosso cenário aqui apresentado, o “Server8″ é um controlador de domínio, o “8Server” é apenas um servidor membro, mas ambos com o DHCP Server instalado, não há qualquer problema nisso, ok ? A solução de cluster no DHCP Server do Windows Server 8 idepende dos servidores serem ou não controladores de domínio.

 A instalação da Role (Serviço) DHCP Server, pode ser feita em qualquer servidor através de um único Server Manager, o processo é muito semelhante a forma como habilitamos as Roles no Windows Server 2008 R2, aqui estou considerando o fato do serviço já estar instalado em ambos os servidores, por isso não me deterei fazendo a instalação da Role, porém nas telas abaixo, mostro um exemplo do processo de instalação.

Escolho em qual dos servidores irei adicionar as Roles desejadas.

Seleciono as Roles (Função) ou a Features (Recurso) ou ambos e mando instalar, percebam que o processo tem as duas etapas juntas para que você possa se escolher se vai adicionar um ou mais das funções e recursos.

Agora vamos a configuração do cluster de um Escopo DHCP, primeiro acessamos o console, basta ir no grupo DHCP Server, clicar com o botão direito em cima do servidor que já possui o escopo configurado e em seguida na opção “DHCP Manager”, neste nosso cenário o servidor “Server8″ é quem tem o Escopo pronto, o servidor “8Server” tem apenas o serviço DHCP instalado e nada mais, vejamos.

Clicamos com o botão direito em cima do Escopo e selecionamos “Configure Failover”

Selecionamos o servidor que será o parceiro na criação do cluster, neste caso estou selecionando o servidor “8Server” que possui o serviço DHCP ativo.

Aqui definimos alguns ajustes como, percentual de números IP do escopo para cada servidor, se será um cluster de balanceamento ou de failover (stand-by), sendo o servidor parceiro acionado somente se o primário ficar offline.

Se voê escolher a configuração stand-by, nesta mesma tela lhe será solicitado definir o percentual de endereços IP que ficará disponível para o servidor parceiro, se você deixar definida a opção balanceamento, então você definirá apenas quantos % cada servidor terá do escopo e ambos servidores passarão a ser DHCP ativos na rede, cada um atribuindo IP as estações dentro do seu percentual.

Então, basta avançar e finalizar.

E por fim, o serviço devidamente configurado e ativo na rede.

Bem pessoal é isso, espero que eu tenha sido claro e que vocês tenham gostado, isso é só um aperitivo das novidades que o Windows Server 8 irá trazer para nós profissionais de Infraestrutura de TI.

Até o próximo artigo !

 

Ivanildo Galvão

Consultor de Tecnologia

MCP, MCT, MCSA, VSP, VTSP, ITIL V3

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Pinterest
Email